sábado, 31 de março de 2012

O Elixir da vida



Há alguns dias fui a uma festa de aniversário. Era o aniversário de uma pessoa querida que fez questão de reunir a família e os amigos para comemorarem junto com ele. O aniversariante, um jovem de 50 anos. Sim! É isto mesmo que você leu! O aniversariante é um jovem de 50 anos. 
Um jovem na sua disponibilidade e amor pela vida. Um jovem cheio de projetos, de sonhos e de algo a conquistar.  Uma pessoa que, tranquilamente, olha para a sua história com a certeza de que sempre amou cada segundo vivido. 
Pergunto a você, há algo mais rejuvenescedor do que isso? Onde está a velhice senão no corpo que não conseguiu resistir à devassidão do tempo? Onde está a juventude senão na disposição de viver? 
Neste tempo em que a ditadura da beleza impera em que a medicina e a tecnologia se juntam para tentar reverter, ou, no mínimo, retardar o envelhecimento humano formando um mercado gigantesco da autoestima ainda vejo pessoas caminhando na direção oposta. Bravo! 
Neste tempo em que tantos investem todos seus esforços para não deixar que o corpo anuncie o que o tempo já devastou, vejo outros tão ocupados com suas vidas, seus projetos e perspectivas que parecem que chegaram agora, tamanha a disposição e o frescor que se percebe.
São pessoas comuns como eu e você, mas que conseguiram amar a vida de tal forma que a vida se apaixonou por eles também. É visível este caso de amor entre os dois! E acredito que seja isso que os torna tão diferentes dos demais. Tão mais viçosos e confiantes. 
São pessoas que também controlam a pressão, a triglicérides e o colesterol. Pagam contas, vão à praia e torcem, veementemente, pelos seus times e pelos seus filhos. Pessoas que não têm preguiça nem vergonha de encarar o inglês, o computador, o dever do filho, a doença dos pais, o colo da esposa e até a terapia se for preciso. Pessoas que têm a coragem de rir de si mesmos, de contar suas perdas, de dizer que amam ou que odeiam. Pessoas que, como qualquer outro mortal, passaram por todas as etapas da vida, com a diferença que ainda carregam em si a infância, a juventude e a maturidade. E sabem a hora certa de ser cada uma delas. 
 Eles ainda fazem música, cerâmica, soltam papagaios, escrevem poesias e mergulham. Cumprimentam e conversam com a moça da padaria, com o médico que cuidou do pai ou com  o porteiro do prédio com a mesma cara boa que conversam com o presidente de uma multinacional. 
São pessoas assim que conquistam, criam adeptos, lideram, executam, usufruem e ganham a admiração e o respeito dos demais. Pessoas capazes de transformar a realidade da idade na realidade de viver.
É gratificante ter a honra e o prazer de ter pessoas assim à nossa volta, pois estes são alguns exemplos vivos, pelos quais podemos concluir que viver é rejuvenescedor! 

Leila Rodrigues

Meus caros,

 este texto é uma homenagem ao meu irmão Marcos Rodrigues que completou 50 anos. Uma pessoa que é tudo isso que eu tentei decifrar e muito mais. Uma pessoa, na qual eu sempre me inspirei!

Foto da obra Pescador de Ilusões da minha amiga, a ceramista Ma Ferreira, também uma pessoa que representa mito em minha vida! http://mdfbf.blogspot.com.br/

 


A vocês, Má Ferreira e Marcos, o meu amor e a minha admiração!

Abraços a todos

Leila

32 comentários:

  1. Verdade pessoas capazes de transformar o mundo, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leila querida,
    É assim que Deus nos quer. Vivazes e satisfeitos com o que têm, com o que fazem, com o que conquistam. Estas são as pessoas que estarão vivendo as grandes reformulações que o mundo irá receber dentro em breve, espiritualmente falando. Os que assim vivem não se enclausuram com nada e enfrentam a vida com fé, coragem e sabedoria.
    Parabéns pelo belíssimo texto, ao Marcos, seu irmão, pelo aniversário e pelo grandioso exemplo de vida e à Ma Ferreira, da qual também sou fã de carteirinha.
    Um grande beijo em seu coração, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de lhe desejar tantas coisas,
    mas nada seria suficiente.
    desejo apenas que voce
    tenha muitos sonhos.
    Sonhos grandes e possam te
    mover a cada minuto
    rumo a felicidade
    Anjo Amigo.
    Ter vc comigo é maravilhoso!
    Obrigada pelo carinho e sua amizade.
    Que Deus te proteja hoje e sempre.
    Um Abençoado Domingo beijos.Evanir.

    ResponderExcluir
  4. Leila, lindona!
    "viver é rejuvenescedor" e existem pessoas que nos provam isso!

    Linda homenagem, teu irmão deve ser alguém muito legal e merecedor de tal texto tão bem-escrito!
    E a Mazinha é muita talentosa e amiga fiel, eu sei disso :)

    Parabéns, belíssimo post!

    Ótimo domingo

    ResponderExcluir
  5. Ter assim pessoas à nossa volta até nos ejuvenesce. Uma grande lição de como "saber viver"!

    BJS

    ResponderExcluir
  6. Lindíssima homenagem.

    "Poucas pessoas sabem envelhecer."

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao teu irmão Marcos, à tua amiga e à tua inspiração que trouxe pessoas do cotidiano que ensinam a arte de viver feliz.
    Lindo! Beijo

    ResponderExcluir
  8. Muito linda a homenagem, um texto maravilhoso. Acho que ser jovem apesar da idade está em amar a vida, acreditar, viver.Beijos

    ResponderExcluir
  9. Leila um texto onde quem entende se identifica.
    Seu irmão deve ter gostado muito da homenagem.
    Parabéns pra ele.
    E Ma, tem mesmo lindas peças.
    Bom domingo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  10. Leila,

    Belissimo texto!

    Saber enfrentar o passar do tempo como um rejuvenescer permanente, é o segredo de uma vida serena, alegre e feliz!

    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  11. Ele realmente é um jovem( eu tenho 63,rsrs)...

    Parabéns pra ele que ganhou essa linda homenagem da irmã!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  12. Leila,parabens ao seu irmão pelo aniversário e por saber saborear a vida!Muitas felicidades a ele!Ficou comovente e bela demais sua homenagem!Viu meu email? Se não viu, me avise; É sobre meu livro.Bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  13. "Ser envelhescente" é uma arte! Não adianta disfarçar rugas e cabelos brancos, pois são os troféus do nosso existir com dignidade e autenticidade plenas!
    Parabéns ao seu irmão, pelas Bodas de Ouro de Vida e à você pela riqueza de homenagem-observadora!
    Bjs. Célia.

    ResponderExcluir
  14. .


    Leila, muito obrigado
    por ter dado brilho ao
    ao meu texto com a be-
    leza do seu comentário,
    no Bar do Escritor.
    Eu já era feliz por se-
    guir você através do seu
    Blog, mas hoje sou mais
    vaidoso, mesmo que sen-
    sato.

    Um grande beijo de agra-
    decimento e amizade.

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  15. Leila,

    Lindo texto e linda homenagem a pessoas queridas de sua vida, que certamente fazem jus aos adjetivos aqui utilizados.

    Gostei em especial desta constatação: "Pessoas que, como qualquer outro mortal, passaram por todas as etapas da vida, com a diferença que ainda carregam em si a infância, a juventude e a maturidade. E sabem a hora certa de ser cada uma delas." É isso mesmo, é o que faz a diferença! Adoro estar perto de pessoas assim e espero evoluir a tal ponto de algum dia ser descrita com essa mesma descrição, pois para mim aqui está o elixir da juventude.

    Parabéns pelo texto, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  16. Lindo!
    Adorei o texto...Para quem ama a vida, e a vive com plenitude os anos sao como dias e nao o vemos ou sentimos passar.

    ResponderExcluir
  17. Leila,parabéns a vc pelo texto e a ele,que ´dos meus,a idade está no corpo físico,mas,o brilho do olhar permanece enquanto houver amor á vida.
    Ademais,
    ele é apenas um menino
    sorrindo
    para o futuro... bjs

    ResponderExcluir
  18. Querida Leila!!

    Acredite.....foi uma surpresa encontrar justamente o pescador de ilusão aqui. Ele ficou perfeito com a sua homenagem ao seu irmão. Eu ja me sinto homenageada só em ter voce por perto, mesmo estando longe.

    Seu irmão com certeza é uma pessoa especial. A sociedade nos obriga que desempenhamos tantos papéis com perfeição que as vezes nos falta energia para ir atras de nossos sonhos.

    Mas penso que a alma não envelhece nunca. e nunca é tarde para procurarmos ser mais felizes, porque se estamos realizados e felizes conseguimos passar felicidade aos que nos rodeiam.

    Eu sou testemunha que podemos atingir nossos objetivos. O primeiro passo é pensar neles. Não conseguimos chegar ao topo da escada sem subir o primeiro degrau.

    Seu irmão é uma dessas pessoas especiais, que não desistem no primeiro não.

    Um beijo a voce querida amiga do coração, obrigada sempre e parabéns para o seu querido irmão, que ele nunca perca a energia de ir ao encontro de seus objetivos.

    Um beijo no coração dos dois...

    ResponderExcluir
  19. Olá Leila,

    Linda homenagem, retratada em um belo texto.
    Há pessoas assim, como o seu irmão,
    que sabem valorizar a vida e que são capazes de engrandecê-la através de atitudes sábias, onde a idade cronológica não tem representatividade, mas, sim, a idade do espírito.

    Parabéns ao Marcos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. LEILA eu adorei isto talvez porque estou com 58 anos mas não me sinto velha e faço tudo que posso, parabéns a seu irmão que é um exemplo de vida, e a você por amá-lo tanto,beijos Luconi

    ResponderExcluir
  21. Minha Amiga.
    Voltando outra vez no seu blog dessa vez para parabenizar pelo belissimo texto toda felicidade do mundo a seu irmão .
    E a você amiga querida beijos no coração.
    Uma feliz semana.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  22. Bello homenaje Feliz semana
    saludos desde…
    Abstracción textos y Reflexión.

    ResponderExcluir
  23. "...Não é por termos vivido um certo
    Número de anos que envelhecemos;
    Envelhecemos porque abandonamos nosso ideal.
    Os anos enrugam o rosto;
    Renunciar ao ideal enruga a alma..."
    Ge. Mac Arthur
    Parabéns! Postagem linda! Mensagem mais linda ainda! Obrigada pelo carinho! Bjo no coração! Ótimo início de semana! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Bom dia,Leila!!

    Belíssimo texto!!Há pessoas que não deixam a alam envelhecer e isso muda tudo!!!Assim como há jovens que mais aprecem velhos desiludidos...Triste!
    Quero ser uma velhinha bem diferente!!Não deixarei minha alma envelhecer!O corpo, este sempre vai mostrar os sinais do tempo,mas a nossa essência está na alma!
    Beijos querida! Parabéns ao seu irmão!

    ResponderExcluir
  25. um jovem de 50 anos, belissimo texto, belissimo, acho que as pessoas tem de ter essa disposição sempre, sempre mesmo!


    C&K
    cleberekleberton.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá Leila, tudo bem com voce?

    Muito linda a homenagem que voce fez a seu irmão.

    Voce escreve muito bem, e a gente
    não cansa de ler, muito pelo
    contrário, a hora que chega o fim,
    fica um gostinho de quero mais.

    Parabéns a voce pelo belo texto e
    a seu irmão, que é uma pessoa
    incrível, como voce descreve.

    Um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  27. Oi querida,

    Tudo bem? Texto encantador. Bem a Mazinha merece tudo mesmo. E o seu mano também pois a descrição dele revelou vida e harmonia. Que Deus abençoe com muito amor, sabedoria, fé e família unida, sempre.

    Boa semana para ti!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Uma visita pequena para o seu domínio pouco.
    Embora agradecendo por sua fidelidade a mim.
    Mas eu gostaria que, nesta semana de Páscoa, você quer uma Páscoa maravilhosa.
    Eu não sei se a tradição é o lar! Mas cuidado com chocolates para não ficar doente.
    bom dia
    Atenciosamente
    Chris

    duas fotos de Páscoa
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/04/02/1204020717531250289664783.jpg
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/04/02/1204020717541250289664784.jpg

    ResponderExcluir
  29. Minha querida

    Um lindo texto numa bela homenagem, muitos parabéns ao seu irmão.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  30. Leila
    Tudo aqui ficou lindo.
    É emocionante a sua admiração pelo irmão.Parabéns a êle.Bela homenagem e ainda ilustrada pela peça da Ma Ferreira, a minha querida maninha do coração.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia minha amiga fidalga!
    Sabia que homenagiar alguém nos deixa mais comprometido com Deus e com o plano espiritual...sem falar no nosso crescimento como ser humanitario que somos...
    Muito lindo seu texto,até emocionante ...
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  32. Falar da Ma Ferreira é simplesmente falar do amor em sua forma mais divina...ganhei essa filha nesse universo para me fazer um ser mais comprometido com meus irmãos em Cristo...
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço