segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Proposta de Natal



Não, eu também não acredito que só porque é dezembro e porque é Natal tudo vai se transformar como num passe de mágica. O vermelho e verde dos enfeites me encanta, mas não me ilude tanto assim! A pauta de cada um continua a mesma, embora haja sim uma pausa de alguns dias. E acredito na importância desses dias.
Quem é católico comemora o nascimento de Cristo, refaz seus votos. Outros cristãos comemoram de outras formas. Quem é judeu participa do Chanukah, quem é budista medita e quem é cético aproveita o feriado. Cada um aproveita como lhe convém. Quem tem parentes longe se reúne, quem não tem junta os amigos. E tudo isso é muito mais que uma mera comemoração. São os rituais que ao longo do tempo o homem criou para se dar um pouco de fraternidade, um momento de alegria em meio aos nossos dias tão endurecidos pela vida. E nós precisamos disso!
A mensagem deste ano é a de uma cidadã comum, que como todos tem licença para parar por alguns dias, celebrar a vida com as pessoas que ama e depois seguir em frente.
Celebre mais, coma e beba menos. Alimente a alma o quanto quiser e o corpo apenas o necessário. A sua saúde agradece. Presenteie mais com presença do que com presentes. Você será lembrado por muito mais tempo. Mande recado para quem está longe, é saudável e a tecnologia nos permite, mas não se esqueça de abraçar fortemente quem está perto, quem passa o dia-a-dia com você. Em tempos de redes sociais, quem está próximo anda carente.
Invista nos momentos, invista nas companhias. Eu garanto a você que não existe forma melhor de "lavar a alma" do que uma noite de prosa com pessoas agradáveis. Permita-se a saudade, o choro pela perda de alguém querido. A lágrima liberta e precisamos de liberdade para seguir. Permita que seus filhos vivam o encantamento do Natal, afinal, é só na infância que o Natal tem essa magia. Daqui a pouco eles vão crescer e você só terá a lembrança desses dias. E embora a fraternidade devesse ser parte de nosso cotidiano, se você não o fez ainda dá tempo. Vivemos num país desigual e ainda há muito mais necessitados do que você pode imaginar.
Converse mais, converse com pessoas diferentes de você. Se você é jovem, converse com os mais velhos, se é mais velho, experimente alguns minutos de conversa com a moçada. É uma grande oportunidade de aprendizado para ambos. Seja criança por um dia. Permita-se tirar uma lasquinha no peru, bisbilhotar o presente do próximo, tirar uma foto descabelada, beijar a sua mãe de repente, comer uma rabanada antes da hora. Arranque o riso das pessoas, arranque o seu riso e experimente um jeito novo de se revigorar.
Seja qual for a sua forma de comemorar, faça as pazes com você antes de ir. E quando for comemorar abrace. Abrace muito e todos à sua volta. O abraço queima calorias e produz endorfina, o hormônio da felicidade. O segredo é desatar os nós, sem desfazer os laços!


Leila Rodrigues



Feliz Natal para todos!
 

11 comentários:

  1. deixo meus votos de felizes festas!
    agradeço o partilhar.
    beijos..

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom que tudo mudasse só porque é Natal! Mas...

    Feliz Natal e tuuuuuuuuuuudo de bom em 2014!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Também vejo nessa data muita hipocrisia, muita benevolência falsa, muito consumismo de muitos e outros sem ter sequer um pão para mastigar... Injustiças, corrupções, blá... blá... blá... de promessas de que tudo irá melhorar! TOMARA! Quero viajar nesse sonho.Faço minha parte. Se todos fizessem... mudaria mesmo! Parabenizo seus textos, Leila, suas colocações coerentes com nossa vivência. Muitos abraços em suas festas de final de ano. Energias renovadas para darmos sequência ao que virá!
    Abraços natalinos,
    Célia.

    ResponderExcluir
  4. Belas dicas, amiga Leila.
    Um abraço. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  5. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !!!!
    Aproveitando o dia de NATAL,para rever os amigos queridos e,você é um deles,do qual sempre presei.Guardo muitos comentários ou melhor dizendo.Guardo todos que deixastes ao longo do nosso convívio.Hoje o FOLHAS DE OUTONO se encontra sem movimentação,mais deixo dito que breve entrará o FOLHAS DE OUTONO II e,com certeza você será convidada para a inauguração dele.
    Hoje só vim matar as saudades e ver se você está bem.
    FELIZ NATAL !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Leila

    E é mesmo assim. Comemoremos o momento porque depois tudo volta a rotina. Espero que seja como você bem disse: desatar os nós, sem desfazer os laços.

    Lindos dias natalinos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Mas que belo texto hein Leila!
    Feliz Ano Novo! Abraço

    ResponderExcluir
  8. Vou seguir teu sábio conselho.
    Aqui deixo o meu abraço e o desejo, que em 2014, possamos continuar nesta senda de amizade.
    Bom Ano!

    ResponderExcluir
  9. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
    Daqui a pouco o ano termina... Com a ida dele, chega a expectativa... O desejo de fazer diferente, a vontade de modificar o que não está legal, a ânsia de crescer e abraçar todos os planos do mundo...
    Finais de ano servem de balanço e de balança... A gente vai e vem, o pensamento viaja, o coração faz retrospectiva, a memória guarda o que foi bom...
    E todos fazemos votos de um ano novo melhor...
    Eu espero de verdade que eu, você, nós... sejamos pessoas melhores... e que nós possamos ser a mudança que esperamos e queremos ver no mundo...
    Que 2014 seja melhor para você do que foi 2013, em todos os sentidos... Que todos sejamos vencedores... E, principalmente, que todos os seus desejos se realizem neste novo ano ...Assim é o meu desejo diante do seu desejo.
    Abraço de saudades sempre!
    Severa Cabral (escritora)

    ResponderExcluir
  10. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
    Passando e deixando meu beijo de bom dia...e saudades tbm...desejo um lindo final de semana...
    Abraço amigo !!!!!!
    Severa Cabral (escritora)

    ResponderExcluir
  11. Um muito feliz ano de 2014 cheinho de coisas boas.

    Beijinho

    ResponderExcluir

Obridada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quizer.
Grande abraço