sábado, 29 de dezembro de 2012

Uma preparação eficaz




Olá pessoal,

Um número a mais no calendário não muda nossas vidas. Uma noite de fogos não transforma nossas manias num passe de mágica.
É apenas um ano que se vai e outro que chega.
Mas você pode desejar de coração que alguém tenha um bom ano. É saudável e faz bem a quem deseja. Inclusive não há mal nenhum em desejar a si mesmo um ano iluminado. Afinal, somos aquilo que pensamos.
Eu desejo a você, Uma preparação eficaz e muita vida em sua vida!

Obrigada pela companhia no ano de 2012 e que continuemos juntos... na blogsfera, no caminho ou onde quer que você esteja! 

Grande abraço! Boa leitura!
Leila Rodrigues



Uma preparação eficaz




Na China, os preparativos para a passagem do ano começam alguns dias antes da sua chegada. É costume deixar a casa e o ambiente de trabalho bastante limpos, se possível até pintá-los, para receber as coisas novas que chegam com o ano que se aproxima e deixar o que é velho e passado para trás.

Independente da tradição Chinesa, a ideia de limpeza, de fechamento de ciclo pode favorecer a todos nós, no momento em que usamos do calendário para um recomeço, ainda que apenas numérico.

Não é possível recomeçar nada sem antes fazermos uma “limpa”. Em todos os aspectos. Não se começa um trabalho novo sem antes encerrarmos um antigo. Não se enche um copo que ainda tenha um resto de alguma coisa. Ouvi de um professor que, até para assistirmos uma aula, precisamos chegar nesta de copo vazio, senão, nada do que for dito será absorvido. E acredito sinceramente nisso. Gavetas cheias não cabem mais nada. Cabeças idem.

Passamos o ano inteiro acumulando coisas. Papéis, roupas, comidas, mais papéis, arquivos no computador, objetos, coisas que quebram, estragam e não temos coragem de desapegarmos delas e outras que nunca sequer foram usadas. Limpar um ambiente, limpar a alma, limpar nossas gavetas é uma boa forma de nos prepararmos para o novo.

Limpar tem dois aspectos muito importantes. O primeiro o de esvaziarmos, de deixarmos espaço para o novo. O segundo é que, quando limpamos, sejam nossas gavetas, nossos pertences ou nossa alma, tomamos consciência do que realmente temos e somos. Ao limpar, nos conhecemos de novo. Revemos o que somos, o que temos e o que queremos. É um exercício de autoconhecimento.

Na Índia, são atirados na fogueira objetos que representam impurezas e doenças. Por aqui não precisa tanto, ainda mais com tanta gente necessitada. Basta doarmos e teremos dois problemas resolvidos. O nosso e o de quem necessita.

Sabemos que um número a mais no calendário não muda nossas vidas. Uma noite de fogos não transforma nossas manias num passe de mágica. Mas podemos aproveitar este momento de fechamento de ciclo, para limparmos nossas gavetas, terminarmos aquilo que nos propusemos a terminar lá atrás e nem sequer iniciamos esse “fim”; entregarmos aquilo que nos foi solicitado e até hoje estamos devendo e devolver o que pedimos emprestado e nunca mais nos lembramos de devolver.

Podemos doar aquilo que não nos serve mais, mas ainda poderá ser muito útil para alguém. Doar o que nunca foi nosso porque compramos e nunca usufruímos. Enfim, podemos fazer do encerramento do exercício, uma faxina geral em nossas vidas para que possamos começar 2013 com mais espaço em nossas gavetas, em nossos dias tão corridos e principalmente em nossos corações.

E deixemos para cada um escolher se na virada do ano vai querer orar, pular ondas, comer lentilhas, tomar todas, dançar a noite inteira, abraçar os amigos...


Leila Rodrigues
Publicado no Jornal Agora Divinópolis em 18/12/2012
Imagens da Internet - por do sol em Algarve - Portugal em homenagem aos meus amigos portugueses da blogsfera.

19 comentários:

  1. Feliz preparação "interior" pra você, Leila!
    Felicidades, sempre.
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto e preparação essa. Faz muito bem! Desejo muita Luz, amor, paz, saúde ,sonhos ,realizações, não necessariamente nessa ordem, pois todos se completam no que tange à nossa alegria! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Leila, gosto demais da sua despretensão, simplicidade e originalidade, tudo isso só demonstra a grandeza que reside no simples... pura luz, que ilumina quem chega perto. Desejo que suas palavras continuem sendo tocantes, sinceras e belas, como você!
    A vida me impôs mudanças ainda em 2012, ganhei de presente o renascimento, e aprendi com isso que não temos tempo a perder, nem mesmo deixar pra depois o que podemos fazer, dizer, sentir e viver hoje. Obrigado querida por continuar sendo doce e meiga comigo e com o mundo.
    Tudo de bom, de novo, de puro e leve; afável e envolvente como sua amizade neste novo ano. Beijos e abraços querida amiga!

    ResponderExcluir
  4. O céu de Algarve está deslumbrante e convidativo a uma preparação feliz!
    Beijo Leila, feliz 2013.

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. LIndo texto!
    Acredito que essa reparação devemos fazer todos os dias...abrir espaço para uma outra energia entrar...

    ResponderExcluir
  6. Minha querida

    Que neste ano de 2013 que agora se inicia possamos com uma palavra de apoio e fraternidade fazer que o mundo seja melhor e que a esperança de realizar todos os sonhos seja presente sempre nos nossos corações...que a paz o amor e a felicidade seja o alvorecer de um novo tempo de amor e fraternidade.
    E obrigada por me abrirem o vosso coração para eu entrar e alimentar a minha alma de carinho neste caminho que é feito por nós...mas que depende de quem nos acompanha e nos ajuda a ultrapassar dias menos bons e que estão sempre presentes com uma palavra de conforto...que secam as nossas lágrimas e sorriem com as nossas alegrias.
    Lindo como sempre ler-te e tinha saudades.

    FELIZ ANO NOVO
    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  7. querida, concordo com você. O calendário na parede, na mesa, no celular, não quer dizer nada! O que vale são as intençoes, as boas vibrações e a vontade de fazer a coisa melhor, mais gostosa, mais bonita amanha! Ou no ano que vem.

    Boa "limpa" para você.
    Eu já chamei uma amiga, que faz "revisão"de guarda roupas para vir aqui em casa dar um"rapa nas minahs roupas!

    Depois te conto

    ResponderExcluir
  8. Preparemos então!
    Um lindo 2013 para ti cheio de muita poesia!
    Muitos bjs querida amiga

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga,

    Também penso como voc~e, pois é uma data. Todavia é importante zerar os dias e recomeçar em algo novo que é esse ano que nasce.

    Desejo muita vida em 2013 e o melhor do mundo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Leila, realmente nosso renovo não depende de tempo ou virada de ano, ele tem que ser constante, mas essa onda de esperança contagia a gente, esse fechamento de mais um ciclo nos faz revigorar o ânimo.
    As bençãos de Deus nao depende desse confraternização universal, mas é bom demais sentir o abraço virtual do outro.
    Essa preparação deveria ser constante nao é mesmo? Adorei o seu texto e a mensagem que ele nos traz.
    Um 2013 de vida abundante pra vc e sua família!
    bjks doces

    ResponderExcluir
  11. Curiosa mas certas essas tradições chinesas.
    Vamos manter as nossas, não serão as melhores mas são as que nos legaram os que vieram antes de nós.
    Para a cara Leila e, todos os que lhe são queridos o melhor 2013
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Leila...
    Aqui no Japão é como na China...Faz se uma limpeza...para a entrada do novo...O ano novo ( oshougatsu) é tempo de purificar, de oração e de agradecimento....parabéns pela publicação ....Vim agradecer o carinho no Ano de 2012...Eu e a Nina desejamos um Feliz 2013 repleto de Luz, Amor, Saúde e Prosperidade.
    Feliz Ano Novo!
    Rainen mo yoroshiku né!" Que quer dizer: Conto com vocês no próximo ano.
    Beijos!
    San&Nina

    ResponderExcluir
  13. Leila, lindona!
    Vim desejar com muita sinceridade uma excelente sequência dias, neste início e decorrer de novo ano. Muitas felicidades e muita saúde a ti e tua família!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Leila, passando para te desejar um ano novo de muita paz e saúde, pleno de realizações. Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
  15. Espero tenha entrado, em 2013, com Essa preparação eficaz.
    Que saibamos levar este novo ano!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga

    Desejo que o Ano Novo
    se transforme em tua vida
    em Dia Novo,
    para que em todo anoitecer
    existam fogos de artifício
    para colorir os céus do teu olhar
    das mais singelas alegrias,
    e a cada amanhecer
    existam sonhos simples
    para dar novos sentidos
    a tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Leila, gostei do seu blog e lhe desejo um 2013 pleno de paz e de alegria!

    ResponderExcluir
  18. Belas palavras de estímulo a uma preparação verdadeira! O ano já iniciou, mas sempre é tempo para um recomeço da maneira que você sugeriu, uma limpeza externa interna...

    Muito bom estar aqui, que seu ano seja lindo, suas gavetas e seu coração sejam preenchidos com coisas e sentimentos que valham a pena! Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço