domingo, 30 de dezembro de 2018

Deixa findar




Fim de ano, fim de namoro, fim de faculdade, fim de novela, fim de um emprego, fim de ciclo... fim! Não precisa ser, necessariamente, o fim! 
Temos uma tendência ruim de achar que todo fim, é o fim. Como se tudo fosse estático e definitivo. 
Partindo do princípio de que, só depois do fim é possível fazer um começo, o fim é o melhor que nos pode acontecer. 
Então, seja lá o que for que estejamos finalizando em nossas vidas; aproveitemos os fins para renovar nossas energias e nos propormos um bom começo. 
Que consigamos o discernir o que precisa de um fim daquilo que precisa de um recomeço. E que saibamos virar as páginas necessárias em nossas vidas. Que não nos falte coragem para tomarmos a dolorosa iniciativa do fim. E que tenhamos dignidade na hora de lidar com os “fins” que recebemos. 
Que o fim de uma relação nos prepare para chegar na próxima mais amadurecido, mais seguro de nós mesmos e menos tendenciosos a colocar a nossa felicidade como responsabilidade do outro.
Que o fim de um emprego nos permita rever nossas atitudes e contribuir efetivamente mais com os objetivos de quem nos contratar no próximo. 
Que o fim de uma jornada, seja esta de estudo, de trabalho, de relacionamento ou de qualquer outra coisa, não seja de mágoa, mas sim o capítulo final de uma história que tenha valido a pena. E que, virar a página seja leve para nós e para quem caminhou do nosso  lado até aqui. 
Que o fim do ano nos proponha pensar em tudo que fizemos “demais” e nos liberte para um ano  “de menos”. Menos peso, menos angústia, menos consumo, menos tristeza, menos cansaço e sobretudo mais leveza. 
Que o fim das nossas forças seja só para uma noite de sono. E assim possamos acordar no dia seguinte renovados para a próxima batalha ou quem sabe para os recomeços, 
Que o fim do dia seja para respirar fundo e contemplar o pôr do sol. Afinal, ele é sempre o anúncio de que as estrelas vêm aí. 
Então deixe findar aquela dor, aquela lágrima ou quem sabe aquele amor. Deixe findar o que precisa de um fim. 
Deixe findar o que já está acabado. Dê um fim digno às suas fases. Entregue-as à sua história e siga leve para a sua próxima etapa. Liberte-se! Nada como começar qualquer coisa de copo vazio. 

Leila Rodrigues
Publicado na Revista Xeque Mate, no Jornal Agora Divinópolis e no JC Arcos
Imagem: Ellen Lima, uma amiga fotógrafa muito querida

Olá pessoal,

Na minha concepção, não há como propor um começo, se não fizermos antes os devidos fins. Quer queira, quer não, finda-se um ciclo, entregamos 2018 à história. Um ano delicado e cheio de reviravoltas para o nosso amado e idolatrado país, um ano que certamente entrará para a história. A minha, a sua, a nossa!
Vem aí páginas em branco. Que saibamos, mais que escrevê-las, vivê-las! 
Feliz ano novo! Feliz ciclo novo! Que alguma coisa seja nova de verdade para você! E que seja muito bom!

Grande abraço

Leila Rodrigues

Um comentário:

  1. Olá, Leila!

    Escritora, empresária, escreve em jornais e revistas, e portanto não tem tempo para visitar e comentar blogues, mas dar é mais importante que receber e por isso aqui estou.

    Estive lendo algumas das suas crónicas, aquelas que escreve para jornais e revistas, e para além de você escrever muito bem, morfológica e sintaticamente, falando, a temática utilizada é mto agradável, diversificada e bem na hora. Tem seu blogue desde 2011 e portanto tá mais do que treinada no mister -rs.

    De facto, é como você escreveu. Fim de ciclo não é o fim de, o términus, não há mais pra sempre. Estamos em 2019 e iniciámos um novo ano, que quero diferente, pra melhor, para Portugal, Brasil e todo o mundo. Terminou 2018, com momentos bons e maus, mas esse já findou e já faz parte da História.

    Estou de acordo com aquilo que os Japoneses fazem: aquela limpeza geral, incluindo a da mente, para receber e entrar no novo ano. Todo o mundo deveria fazer essa tarefa, mas eu creio que muitos sofrem do Síndroma de Diógenes -rs.

    Beijos e bom ano novo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço