domingo, 1 de julho de 2018

Lá vem ela


Lá vem ela, a segunda-feira. Quer você queira, quer não. Ela não quer saber se você está motivado para ir trabalhar, se o trânsito estará bom, se as suas contas estão pagas ou se você está endividado. A segunda-feira também não está interessada no seu caso de amor com o seu carro novo, nem na farra que foi a sua noite passada. Ninguém vai aparecer na segunda-feira de manhã para te perguntar se você está disposto a ir trabalhar. Na verdade a segunda-feira não está nem aí para nós. Ela apenas chega. 
O ônibus passa, a sirene apita, o imposto vence e todo mundo corre para dar conta de tudo, dentro daquele tempo exato que tem que ser. O relógio universal do tempo faz com que tudo aconteça. E se bobearmos, perdemos a hora, perdemos o prazo, perdemos a oportunidade, perdemos a chance de fazer. Simples assim. 
Somos todos soldadinhos treinados para não perdermos. O trem, a hora, o compromisso. Somos treinados para nadar insistentemente, ainda que tenhamos a certeza de que vamos morrer na praia. É preciso ir! E a vida não pergunta se queremos ou se podemos. Você vai ter que ir e pronto!  
Seja qual for a sua motivação ou desilusão, vá assim mesmo. E nós vamos!  Assim como vamos pagar as contas, pegar o filho na escola, fazer a maldita academia (por obrigação), comprar o leite que ficou faltando ou ligar para o encanador vir arrumar o banheiro. Viver é isso! Cumprir compromissos que nem sabemos que fizemos! 
É tudo tão automático, tão parte do sistema que quando nos damos conta, já passou. E assim, no automático, atravessamos a vida até ontem e aguardamos a semana seguinte, o próximo mês, o próximo ano. 
E se, em meio a este automático da vida, não colocarmos o propósito de ser feliz com tudo isso, não seremos felizes com nada. Funciona assim, ou você é feliz escalando a montanha, ou o topo não terá a menor graça. 
É preciso ter como a felicidade como premissa e não como um fim!  Só assim, através de um propósito de felicidade incondicional, pegar o filho na escola, ligar para o encanador ou passar no mercadinho de verdura terá sentido. É possível! É possível fazer do cotidiano um prazer. E quando você conseguir fazer isso, tudo valerá a pena. 
A felicidade ancorada naquele dia lindo, ensolarado, em que tudo terá dado  certo e o comercial de margarina, finalmente acontecerá na sua vida é uma grande ilusão. Não dá  para agendar o dia de ser feliz! Ou ele é agora, por nada, sem nenhum motivo aparente, ou ele não será nunca. Lá vem ela, a segunda-feira. Você ainda tem chance! 

Leila Rodrigues

Publicado no Jornal Agora Divinópolis e no JC Arcos

Olá pessoal,

Ela vem aí, a sua, a minha, a nossa segunda-feira. Que seja boa! Que seja melhor que a última! Que seja de recomeço para quem precisa recomeçar e que seja de conclusões para quem precisa concluir. Que possamos chegar ao fim do dia com saúde e disposição para começarmos tudo de novo no dia seguinte.
Grande abraço


Leila Rodrigues

Um comentário:

  1. Nova semana! Novo mês! Novo ano! Tudo novo! Isso, se assim o fizermos, não como "obrigação" mas, por ser parte de um ser que vive e não vegeta, não é mesmo? A felicidade é podermos fazer o caminho... Na chegada torna-se opcional sermos ou não felizes...
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço