quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A lista



A lista

Viaje no tempo, relembre seus momentos difíceis e faça uma lista das pessoas que te ajudaram em sua vida. Provavelmente com muitas delas você não convive mais. Se proponha a procurá-las e dizer a cada uma delas o quanto elas foram importantes para você. Agradeça por terem cruzado o seu caminho e siga em frente.
Faça uma lista das pessoas difíceis que cruzaram o seu caminho. Aquelas que te fizeram gastar todo seu estoque de paciência e tolerância. Reconheça o quanto elas foram importante na sua evolução e dê a elas um bom lugar na sua história. Liberte-as e siga em frente, desta vez mais livre e mais leve.
Faça uma lista das pessoas que você ama, não deve ser tão difícil assim! O tamanho da lista não é importante. A intensidade dos sentimentos sim. Diante da lista dos seus verdadeiros amores, perceba como você vivência este amor. Como você se manifesta, como você ama realmente. E finalmente se pergunte se o seu amor faz estas pessoas melhores. De que vale amar se não for para melhorar o outro?
Faça uma lista dos seus verdadeiros amigos. Aqueles capazes de conviver com suas tristezas e com as suas vitórias. Convide-os para um café, um jantar ou minuto de boa prosa. Não há nada mais rejuvenescedor que isso. 
Faça uma lista dos brinquedos que você gostava quando criança, relembre o quanto você se divertiu com cada um deles. E conte essa história para alguma criança de sua convivência. Você estará colaborando com a história e fortalecendo as raízes culturais do seu país.
Faça uma lista das músicas que te fazem bem. Grave-as e dê um jeito de ouví-las todos os dias. Cante, assobie, relembre as letras. Dance se gostar. Crie mais e mais listas musicais para momentos diferentes da sua vida. A música é a terapia mais fácil de se fazer. Aproveite também para listar os livros que você quer ler ou os filmes que você sempre quis assistir e nunca achou tempo.
Faça uma lista dos lugares que você gostaria de conhecer e comece agora a se programar para cumprir o seu roteiro. A vida é curta demais para devolvermos nossos sonhos ao vento.
Faça uma lista das suas fraquezas, aquelas que você silenciosamente envergonha-se de possuir. Aceite-se assim! E se proponha a melhorar, a promover a sua evolução neste pequeno espaço de tempo que você tem chamado existência.
E por fim, se você não resistir à vontade de fazer uma lista com os defeitos alheios, faça-a na areia, bem perto das ondas.

Publicado no Jornal Agora Divinópolis e no JC Arcos
Imagem da Internet



2 comentários:

  1. Muito bonito proceder Leila e o final é perfeito, a vida do outro é do outro. Se não for para lhe agregar valores é melhor deixar ser levado pela maré.
    A vida nos cobra estes procederes pois que ela é mesma ligeira e as vezes implacável e o amanhã pode ser muito distante, para dizer que amo, para fazer uma viagem, para ajudar, para abraçar os que amo. O lugar é aqui e o tempo é agora.
    Bonito chamado amiga das Gerais.
    Meu terno abraço mineiro.
    Bju de paz amiga.

    ResponderExcluir
  2. Grande conselho e maior verdade.
    Tenho essa lista, sempre, no meu pensamento, mas por vezes falha.
    Mas a verdade é essa e manter vivo esse desej0o já é muito importante.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço