sexta-feira, 23 de março de 2018

Menopausa X carreira


Qual o impacto da menopausa na sua carreira?

De todas as perguntas que me fazem, esta certamente é a que mais se repete. Não é raro as pessoas quererem saber como é que eu dei conta de passar pela minha menopausa (que não foi muito tranquila) e ainda continuar como CEO? 

As estatísticas mostram que aumenta cada vez mais o número de mulheres que assumem cargos de diretoria e gestão. E a grande maioria dessas mulheres está nesta faixa entre 40 e 50 anos de idade. 

O que eu posso dizer da minha experiência é que, quanto mais a queda dos meus hormônios me afetava fisicamente, mais eu tinha a cabeça cheia de ideias e projetos. Eu, além de não ter parado, eu aumentei meus projetos, haja vista a própria menopausa que se tornou uma causa para mim. 

Contudo acho importante colocar aqui alguns aspectos que considero fundamentais nesta jornada.

1 - Aceite o fato de que você está no climatério (período que antecede à sua última menstruação). Receba a sua menopausa. Perceba-a. Se perceba com ela, observe suas ações e reações. 

2 - Delegue. Se você não aprendeu a delegar até aqui, vai ter que aprender à força. Delegue! Não se atreva a carregar tudo nas costas. Só delegando você terá mais tempo para cuidar de você e consequentemente da sua menopausa.

3 - Dê asas à sua imaginação. Se por um lado seus hormônios estão te sacudindo, certamente por outro lado, novas e interessantes ideias estarão aflorando. Não é raro ouvirmos falar de mulheres que se reinventaram na maturidade. Quando você dá crédito às suas ideias, agora mais maduras e mais consistentes, podem surgir novos negócios, novas oportunidades, novas conquistas.
E por fim, não se entregue às consequências da menopausa. Dê a ela toda sua atenção e cuidado, mas jamais deixe que ela tome os espaço da sua vida. Somos muito mais que ela! 

O trabalho nos dignifica! O trabalho nos fortalece! O trabalho traz à tona a guerreira que existe em cada uma de nós! 

Leila Rodrigues

Imagem da internet


Olá pessoal,

E aqui estou eu, falando de novo sobre ela, a menopausa. É bom lembrar, antes de tudo, que este assunto não é só para as mulheres. Senhores homens, se você tem mãe, avó, tia, esposa, namorada, amiga ou parceira, em algum momento da sua vida você vai se deparar com uma mulher na menopausa. E você pode contribuir muito com essa mulher! Aguarde que mais adiante falaremos a respeito. 
Hoje resolvi postar esta pergunta, porque ela realmente tem sido recorrente quando vou falar de menopausa. 
Espero ter ajudado de alguma forma. 
No mais, grande abraço e um vento fresco que possa renovar as energias de cada um de vocês!


Leila Rodrigues

3 comentários:

  1. Muito bom tema, Leila, eu passei pelo climatério muito bem, menopausa bem entendida e aceita, nos faz seguir sem frente, tem de ser?Vamos encarar né mesmo?
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  2. A mais bela inteligência da mulher se reflete nos ciclos de vida que ela desfila com elegância e muita, mas muita sabedoria.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço