sábado, 16 de setembro de 2017

Amigos-riso



Rir de si mesmo é uma das maiores qualidades do ser humano. Pessoas que sabem rir de si são, geralmente, as melhores companhias. São pessoas despretensiosas, leves e de riso acolhedor. Elas são engraçadas, divertidas e perto delas ninguém fica triste. 
Sem elas os velórios, as excursões e as reuniões de condomínio não seriam as mesmas. Enquanto riem de si, elas não têm tempo de rir dos outros. E se o fazem, é sempre de um jeito carinhoso e não sarcástico. 
Elas riem dos seus tombos, sem desmerecer o levantar. Elas riem de suas mancadas por entenderem que o mundo não pára pelos seus problemas. Elas riem quando não conseguem, enquanto ganham forças para tentar outra vez. Elas declaram seus mal feitos com a mesma leveza que compram um pão na esquina. 
Elas estão longe de serem santas ou de serem completamente boas. Elas são pessoas comuns, que choram de vez em quando, que sentem raiva, medo, ciúme ou cansaço como qualquer mortal.  Elas tem apenas um diferencial sobre as outras pessoas, elas enxergam graça onde os outros enxergam desgraça. Simples assim! 
Não é tão difícil contar que o sapato está machucando, que caiu no meio do salão lotado de gente ou que passou parte do jantar com uma couve no dente. Mas para essas pessoas tudo fica tão simples e engraçado que queremos ouvir de novo só pelo prazer de vê-los contar. Elas transformam tudo em humor! Elas contam que foram traídas pelo parceiro, que faliram, que se ferraram em alguma coisa. Elas não têm medo do fracasso. Pelo contrário, elas lidam com ele de tal forma, que parece pequeno. Suas vidas são recheadas de casos. Cada dia com elas é uma aventura, um acontecimento. Diversão garantida! 
Toda repartição pública deveria, por lei, ter uma pessoa capaz de rir de si lá dentro. Toda fila, toda reunião chata e todo posto de saúde também! Seria um bom investimento!
Na correria dos nossos dias não cabe humor. Tarefa para entregar, meta para bater, prazos para cumprir. É trabalho! E não se brinca de trabalhar! É tenso, exaustivo e desafiador! E são essas pessoas, capazes de rir de si, os oásis dos nossos dias áridos, pois elas têm o dom de melhorar o ambiente ao seu redor. 
É para elas que ligamos quando queremos esquecer tudo. É com elas que queremos ficar quando a loucura do trabalho termina. E é para os braços delas que corremos quando o coração se cansa deste mundo cinza em que vivemos! 


Leila Rodrigues

Imagem da internet
Publicado no Jornal Agora e no JC Arcos

Olá pessoal,

eu tenho a honra de ter alguns amigos-riso, é assim que eu carinhosamente os chamo. Eles são de fato oásis nos meus dias áridos. Com eles até uma caminhada na Rua Pintangui vira uma aventura, não é mesmo Nadia Alli? Ou um velório vira uma roda de piada não é Amnys Rachid? Enfim, eles fazem a nossa história mais divertida. A todas as pessoas que vivem a verdadeira arte do riso, a minha admiração e o  meu carinho. E àqueles amigos-riso que passam pelo meu caminho, o meu amor amigo.

Grande abraço



Leila Rodrigues

2 comentários:

  1. Nossa... lembrei-me de que em meio a metas / cobranças e desafios a cumprir... nossa equipe estabeleceu um momento de descontração - às 15 h - parávamos tudo e ríamos dos ocorridos entre nós + piadas = energia para continuarmos. Isso é gratificante!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Leila... é tudo que devíamos ser: amor amigo, resolveria questões que permitimos pensar serem impossíveis!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço