quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A felicidade de cada um

Encontrar um parceiro ou parceira é, para muitos, um pré-requisito obrigatório para a felicidade. Faz parte do "pacote de realização" encontrar o seu par. Me pergunto se o que as pessoas realmente procuram é um parceiro ou o lacre que faltava neste tal pacote?  
Independente do propósito é nítido como o ser humano naturalmente procura seu par. Alguns facilmente encontram e outros passam a vida à procura.  São turmas distintas. A turma dos "unidos" onde estão os casados, namorados, namoridos, amantes e adjacências. A turma dos solteiros, onde também se juntam os viúvos, separados, deixados, abandonados, perdidos e a decidir. E tem ainda a turma do "nem". Nem casado, nem solteiro; onde se enquadram os ficantes, os casos, os rolos, os indecisos, os que tem mais de um (e não tem nenhum), os que estão, mas nunca estiveram; os que estiveram e ainda não entenderam que não estão mais... e por aí vai...
Não importa onde voce se enquadra, se vamos falar de felicidade, o que eu vou dizer aqui cabe para qualquer um. Velhos, novos, homens, mulheres, enfim, cabe para mim e cabe para você. A felicidade é responsabilidade de cada um de nós. Sozinho. Isoladamente. A felicidade é solitária! Sim, é verdade, a felicidade é solitária. 
As pessoas realmente felizes não são, necessariamente, as que têm alguém, as que têm dinheiro, as que tem poder nem as que tem mais ou menos sofrimento. Porque a felicidade  independe do "ter"; ela esta relacionada com "ser". E "ser" é único, singular.   
A pessoa verdadeiramente feliz tem a felicidade como premissa e não como fim. Ela começa feliz. Ao contrário de outros que  vivem enxergando a felicidade como uma luz no fim do túnel que um dia vai chegar e este dia nunca chega.
A pessoa feliz é feliz com ela mesma e por ela mesma e isso não é egoísmo, isso é propósito de vida. A pessoa feliz sabe que o amor é solitário e  que nossas escolhas, assim como as consequências, são solitárias. 
A pessoa feliz de verdade é feliz enquanto constroe, ao contrário de outros que vivem à espera da "casa pronta" que vai trazer felicidade. Felicidade também é construção, é caminho, é trilha.
A pessoa feliz sabe que precisa dos outros e faz questão de também colaborar com os outros e jamais confunde essa ajuda mútua com transferência de responsabilidade. A pessoa feliz sabe amar, sabe se doar e sabe dividir; mas sabe também que isso não significa possuir ou ser propriedade de alguém. A pessoa feliz também sofre, sente dor e tristeza. Mas sentir não significa ser. Sentir pode depender da circunstância, de fatos. E ser, depende de querer adotar para si.
Podemos caminhar juntos, de mãos dadas, pela mesma trilha. Mas não posso me responsabilizar pelo seu sucesso ou fracasso, porque não vivo as suas dores, não amo os seus amores.  Me limito a este espaço que fica do lado de fora de você. E aí dentro de você, tem um infinito que é só seu. Assim como em mim, um universo particular. 

Leila Rodrigues

19 comentários:

  1. BOA NOITE MINHA AMIGA FIDALGA!
    QUE LINDO!SEU TEXTO ESTÁ DIVINO. TODAS AS PESSOAS DEVERIAM LER E DIVULGAR ESTE ARTIGO! TODOS DEVEM TER EM MENTE QUE A FELICIDADE É UM ESTADO EM QUE O SER HUMANO CHEGA AO ÁPICE POR CONTA PRÓPRIA E NÃO POR CONTA DE OUTREM!A MINHA FELICIDADE ESTÁ DENTRO DE MIM... ELA DEPENDE UNICAMENTE DE MIM... EU SOU E ESTOU FELIZ INDEPENDENTEMENTE DE QUE OS OUTROS ME FAÇAM FELIZ! ÁS VEZES MUITOS A PROCURAM NO DINHEIRO, CARRO... PROCURAM NAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE VEM MASCARADAS, MAS UM DIA A CASA CAI E AÍ... FOISE EMBORA O QUE CHAMAVA DE FELICIDADE!SENDO QUE A MESMA SE ENCONTRA GUARDADA EM UM LUGAR TÃO NOSSO! TÃO ÍNTIMO... BASTA SABER PROCURAR! EU SOU FELIZ! DIGO ISTO TODOS OS DIAS MESMO COM AS INTEMPÉRIES QUE NOS ASSOLAM NO COTIDIANO...
    BJS MINHA LINDA

    ResponderExcluir
  2. Oi Leila! Você conseguiu transferir tranquilidade, realidade, positivismo ao escrever sobre Felicidade! Encontro-me assim. Fui criada desde o berço para construir minha felicidade apesar de... Colocar tamanha responsabilidade nos ombros de alguém é no mínimo, covardia ou acomodação nossa de não querermos enfrentar o "fazer acontecer"... A cada novo dia, novas chances nos são dadas para sermos felizes! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  3. Amada amiga Leila:

    Ousadia e coragem,poeta e esrcriba amiga pessoa querida, acerca da felicidade em cronica,digitares,como Chopin em piano tocasse,deslizando sobre teclas,pianista como se fosses!
    Bzu mãos suas e abraço maridão teu e teus dois tesouros!

    viva la vida

    rick
    semeador que poeta em girassol forma

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiga!

    Venho agradecer as suas palavras de incitamento.

    Bem haja!

    ResponderExcluir
  5. Leila,gostei do tom divertido com que levou o texto.
    Mas é preciso sabedoria para fazer o coração ouvir a voz da razão..Tem momentos que ele parece surdo.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  6. Acho que sábado é a rosa da semana.
    Clarice Lispector.

    Passando pra conhecer teu espaço, lindo! volto.
    Beijos no caneiro do teu viver.

    ResponderExcluir
  7. Leila:

    Um dos melhores textos que li na Internet sobre nossas escolhas, nossa felicidade, a nossa individualidade. Você abordou um tema complicado e muito verdadeiro, a eterna busca da felicidade no outro. O outro que terá de ter a capacidade de nos fazer feliz. Para nós, apenas a espera...
    Um grande beijo.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  8. Passando para agradecer sua visita no meu cantinho e para dizer que fiquei feliz pela face que vc me escolheu,ainda bem que a minha transparência é notável.Sabia que isso me faz feliz.
    Quanto ao e-mail do Pedro é:
    pedrofransilva@hotmail.com
    O de Regilene ainda não sei mas vou pegar com ela...
    Bjs minha linda!

    ResponderExcluir
  9. Passando para agradecer sua visita no meu cantinho e para dizer que fiquei feliz pela face que vc me escolheu,ainda bem que a minha transparência é notável.Sabia que isso me faz feliz.
    Quanto ao e-mail do Pedro é:
    pedrofransilva@hotmail.com
    O de Regilene ainda não sei mas vou pegar com ela...
    Bjs minha linda!

    ResponderExcluir
  10. LEILA....
    NAO TENHO PALAVRAS PARA EXPRESSAR O MEU ENCANTAMENTO PELO POEMA QUE VOCE TAO LINDAMENTE ESCREVEU PARA A MINHA POSTAGEM.
    O POEMA E SEU.....EU QUE TIVE A PERMISSAO PARA POSTA-LO.

    ....A ALMA VOA NO RECOMECO QUE A CADA DIA A ALMA CRIA......

    BEIJO COM CARINHO....A MINHA GRATIDAO..SEMPRE..

    ResponderExcluir
  11. A felicidade só depende do livre arbítrio de cada um. Bom dia querida amiga passei para desejar-te um rico domingo e lembrar-te que dia 1º tem festa na Ilha, já pegou o convite né? Um beijo doce em teu coração!

    ResponderExcluir
  12. Oi Leila, bom dia. Encontrei contigo no blog da Ma Ferreira, onde vc deixou um poema referente a uma de suas peças.

    Lindo poema, de ótima construção e musicalidade.

    Então vim correndo te conhecer e cá estou a te seguir, minha neo-amiga.

    Seu texto é muito bem delineado e vem com um tema infinito que é a felicidade. Permitindo-nos refletir e fazer novas descobertas.

    Obrigada por este momento!

    Espero que possamos construir uma linda amizade.

    Bom domingo e um super beijo

    Lu C.

    ResponderExcluir
  13. A felicidade é um atributo muito pessoal.
    O que faz dela um atributo humano é que ela pode ser contagiante!
    E sua ausência é sentida por todos (ou pelo menos, pelos mais sensíveis).

    ResponderExcluir
  14. Leila querida,
    É verdade. minha amiga. Cada um de nós tem seu universo particular, onde cabe ou não a felicidade, dependendo absolutamente da própria pessoa.
    Somos um "eu" no imenso universo da vida. Não vivemos, como bem disseste, os amores nem os desamores de quem quer que seja.
    Seu texto é muito claro e nos leva à reflexão. Gostei muito. Parabéns pela escolha do tema. Como sempre, ótimo!
    Um grande beijo e uma linda semana para você,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  15. Nossa amizde é um mundo de encantos,por isso temos que ter capacidade de amar infitinamente.
    Creia a amizade é um fio que liga nosso coração em qualquer parte do mundo.
    Só podemos ter certeza que não estamos passando pela vida inultimente se não perdermos a capacidade de amar.
    Sou muito feliz por ter sua amizade, é isso que me da a certeza de um amor lindo e incondicional.
    Uma abençoada tarde de Domingo!
    Bjs no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  16. Lindo e cada um mesmo deve ser responsável pela sua felicidade.Até devemos tentar fazer os outros felizes, mas não temos garantias disso...beijos,chica

    ResponderExcluir
  17. Oi querida amiga Leila. Parabéns pelo poema que você fez para a nossa amiga em comum Ma. Lindo. Ela realmente é uma pessoa maravilhosa. Ser feliz é estar de bem conosco mesmo. Uma ótima semana. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa tarde!
    Passeando por páginas de amigos em comum, segui seu link e entro aqui para conhecer seu espaço.
    Um espaço cheio de Palavras, cheio de experiencia, cheio de vivência e cheio de vida.
    Parabéns! Realmente foi um prazer entrar aqui!
    Uma linda tarde!
    Ange.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço