Meu pai foi motorista de caminhão. Trabalhei em uma concessionária de caminhões e depois tive a honra de implantar sistemas em uma grande transportadora. Por tudo isso, caminhões fazem parte da minha vida. Sou daquelas que tem o modelo preferido, que gosto de acompanhar a evolução deles e que ainda pretendo fazer uma viagem a bordo de uma carreta um dia.
Ver a estrada sem eles pareceu sexta-feira da paixão. Ficou um vazio. Um vazio na estrada, um vazio nas prateleiras, um vazio na boca de todos nós. Calamos. Emudecemos ao perceber que aqueles que, ignorantemente consideramos o “incômodo do trânsito”, conseguiram parar um país. Conseguiram o que muitos tentaram com pouco efeito. E ataram os pés e as mãos de muitos brasileiros.
Dizem que se o boi soubesse a força que tem, ele não puxava carroça. Eles, os caminhoneiros descobriram a força que têm! E descobriram que, juntos, podem parar um país. Você já tinha parado para pensar que o remédio da sua pressão, a maçã que você come todo dia, a compra que você fez na internet, o que move o seu carro e os aviões que cruzam o céu, dependem todos daquele “incômodo do trânsito”? E nós que achávamos que só a tecnologia tinha importância em nossas vidas!
Existe uma turma grande que acorda cedo, que dorme fora de casa, que não leva o filho para a escola e que literalmente carrega este país nas costas. Em um país de estradas vergonhosas e de segurança duvidosa, eles seguem em frente, entregando a nossa sobrevivência. É melhor respeitá-los! Eles hoje sabem a força que têm!
Leila Rodrigues
Publicado no JC Arcos em 26/05/2018
Imagem da Internet: http://estradas.com.br/estrada-boiadeira-sera-inaugurada-hoje-no-parana/
Olá pessoal,
Tem muita gente contra e muita gente a favor. É direito de cada um ter a sua opinião a respeito. Estamos todos sendo afetados. Então, de uma forma ou de outra, estamos envolvidos, estamos no olho do furacão. Agora é torcer para que a nossa dignidade seja reestabelecida!
Grande abraço
Leila Rodrigues