domingo, 18 de novembro de 2018

Pra valer a pena



E então alguém pergunta, vale a pena? A pergunta nem é para você. Mas você vai embora com ela na cabeça. E a viagem é longa. Você faz todas as substituições possíveis e imagináveis. Você se pergunta se vale a pena a sua vida, o seu trabalho, o seu sacrifício diário, o seu estresse, as suas “cedidas”, enfim, o “valer a pena” toca nas nossas feridas. E, geralmente, terminamos, sem saber se, realmente, vale a pena. 
Vale a pena tanto sacrifício? Vale a pena esperar? Vale a pena esbravejar? Vale a pena correr tanto assim? Vale a pena gastar sua energia com isto? Vale a pena o preço que se paga? Vale a pena o cansaço? Vale a pena sofrer? 
Sabemos que tudo nesta vida tem um preço. E como bons pagadores, pagamos, sem perceber, pelas nossas escolhas. Muitas vezes pagamos caro demais. Outras vezes pagamos por tempo demais. De uma forma ou de outra, sempre pagamos. A vida não permite devedores. Ela nos cobra de alguma forma. E nunca esquece os juros. 
Contudo, o “nove’s fora” da vida é saber se vale a pena? 
Vale a pena extrapolar seus limites e depois pagar caro para consertar o estrago? Vale a pena impor suas vontades e acabar sozinho no meio da multidão? Vale a pena o cansaço, a dor, a inércia, a mentira, a teimosia e o ciúme? Será que vale a pena ganhar os presentes e perder as presenças? 
Vale a pena ganhar o sucesso e perder a saúde, a família ou as pessoas que amamos? Vale a pena o topo, se junto com ele está a solidão? 
Pra valer a pena, há que ser leve. Há que ter sorriso, choro, emoção, noite de sono tranquilo. Pra valer a pena, é preciso que haja abraços calorosos, olhares festivos e braços que aconcheguem de verdade. Pra valer a pena é preciso que haja reconhecimento, gratidão, compaixão ou alguém que diga simplesmente, muito obrigado. Pra valer a pena, tem que correr nas veias, tem que brilhar os olhos e disparar o coração. Pra valer a pena tem que haver o sorriso de alguém que amamos na linha de chegada, ou do outro lado do mundo torcendo por nós.  Pra valer a pena é preciso haver amor. 
Caso contrário, todo sacrifício será em vão. Caso contrário é tudo obrigação, tarefa cumprida para ganhar algo em troca. Moeda. Acordo que fazemos com a vida para obtermos o que nos convém. E a conveniência? Ah essa está muito longe de ser felicidade. Está muito longe de fazer valer a pena! 

Leila Rodrigues

Publicado no Jornal Agora Divinópolis

Olá pessoal,

Para mim, vale a pena viver, vale a pena amar e vale a pena se sacrificar quando a causa é nobre. Mas esta crônica surgiu de uma conversa com uma amiga que me dizia que “não sabe se vale a pena”. A conversa foi longa, uma discussão filosófica. Ao final, fomos embora com a certeza de que muita coisa vale a pena, só não vale a pena carregar pesos inúteis. Fica a reflexão. 

Grande abraço

Leila Rodrigues



Um comentário:

  1. Vale a pena?
    "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena" Fernando pessoa.
    Entendo que se vc sabe o que quer, se vc tem grandes objetivos então não importa o que vc tenha que passar, as dificuldades, o furor do mar, a força das grandes ondas, a impetuosidade do vento, a crueldade daquilo que é desconhecido, a violência daquilo que é maior que nossa força, passar por tudo isso vale a pena se a sua alma, se o seu sonho, se aquilo que te move não for pequeno...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço