Olá pessoal,
Por mais que professores,
educadores e amantes da língua portuguesa tentem acabar com o problema, vejo que é
mais forte que nós, os gerundianos invadiram a terra, e caíram exatamente no Brasil.
O texto de hoje é Sobre
a invasão gerundiana à Terra, espero
que gostem!
Abraços a todos
Boa leitura!
Leila
Rodrigues
Sobre
a invasão gerundiana à Terra
Gerundianos são seres do planeta Gerúndio, o quarto planeta do sistema Velar, localizado há muitos anos luz de distancia do nosso sistema solar. Dado aos avanços tecnológicos e a globalização, os gerundianos, evoluídos que são, invadiram o planeta terra, mais precisamente o Brasil e conseguiram chipar boa parte da população brasileira, principalmente jovens; transformando-os em humano-gerúndianos.
E eles estão por toda parte. Muito mais próximos do que podemos imaginar. A pessoa que é chipada se comporta de forma estranha pois transita em um vocabulário duvidoso, que não é o português e caminha para o gerundiês total e completo, deixando a população brasileira cada dia mais esquecida de sua língua original. Veja se reconhece:
A secretária gerundiana: Eu vou estar falando com o Sr. Gerente para estar entrando em contato com o Sr.Antonio. Após eu estar desligando este telefone, eu vou estar anotando os dados para posteriormente estar passando para o Sr. Gerente.
O aluno
gerundiano: Professor, a gente bem que quis estar fazendo o trabalho, mas a
internet quis estar lenta, então a gente pode estar fazendo o trabalho amanhã?
A vendedora gerundiana: A senhora vai estar levando o vestido? Esse vestido vai estar ficando ótimo na senhora!
O jogador de futebol gerundiano, antes do jogo: Eu confio muito no professor. Depois do treino, ele vai estar passando o nome dos convocados e a gente esperamos que ele vai estar nos convocando.
O jogador de futebol gerundiano, depois do jogo: O jogo foi muito bom, os dois times vão estar de parabéns, e com certeza vão estar treinando para estar recuperando suas posições no campeonato.
O chefe gerundiano: nós vamos estar cumprindo a meta do setor, e assim a empresa vai estar conseguindo ótimos resultados!
A namorada gerundiana: Amor, eu vou estar morrendo de saudade!
E por fim, a desentendida gerundiana: Eu vou estar te ligando, para saber se você vai estar querendo, assim você tem menas chance de estar perdendo.
Ouvi dizer que
o objetivo dos gerundianos é assassinar a gramática, mas enquanto eles ainda
não a encontraram em carne e osso para consumar o fato, passam o tempo todo
ocupados em estar matando de desgosto qualquer um que os ouça.
Leila Rodrigues
Publicado no jornal Agora Divinópolis em 23/04/2013
Imagem da internet
Vou estar prestando mais atenção no que dizem por aí. (RINDO!!!!!)
ResponderExcluirMuito legal,Leila! Perfeitas colocações ,bem humoradas! beijos,linda semana!chica
ResponderExcluirAplausos para seu 'humor cético' e muito real... Detalhe: a conta bancária 'dos jogadores de futebol' em nada se assemelham à dos professores, que em seu sacerdócio diário, eliminam (ou tentam) 'o gerundiês'... sem muito sucesso em seus 'gols'...
ResponderExcluirBj. Célia.
Oi Leila!Que texto divertido!...rss...ouço tanto esse gerundio no dia a dia que até dói!Muito bom texto!bjs e boa semana pra vc!
ResponderExcluirVocê foi ótima, Leila! Com humor, tratou de uma questão que clama por mais atenção, o uso adequado de nosso idioma. Bjs.
ResponderExcluirBrilhante!
ResponderExcluirTexto muito bem escrito,e um humor reflexivo digno de uma escritora/jornalista!
Parabéns Leila, foi fantástica as comparações com uma "invasão dos habitantes, seres do planeta gerúndio".
Beijos querida e aproveito para "estar enviando uma abraço!" rsrsrsrsrs.
Olá Leila, e que tudo esteja bem!
ResponderExcluirE o pior é que, não sendo nossos ouvidos gerundianos, o sofrimento causado quando ouvimos estes seres tem sido deveras dorido!
Parabéns Leila por mais este belo escrito, falando seriamente sem deixar de demonstrar muito humor!
E assim me vou e deixo cá meu agradecimento por tuas gentis visitas e comentários, e por compartilhar sempre tão bons textos, e a imagem também é muito bem humorada e, eu desejo que seja sempre tão intenso e feliz o teu viver, grande abraço e, até mais!
Leila lindona!
ResponderExcluirMuito criativo e bem humorado teu texto!
Penso que os excessos é que causam problemas, nunca senti um gerúndio aqui ou ali como um problema ou desgaste do idioma, ou seja lá. Até diferencia o nosso português do Brasil, do português de Portugal, que sem gerúndios fica um tanto diferente, para não dizer outra coisa. O gerúndio dá um certo ritmo e andamento :)
Beijos e ótima semana!
Acho que matam até os imortais que já morreram!
ResponderExcluirUma maneira divertida de abordar um assunto tão grave: a morte da nossa língua bem falada.
Beijo
Olá, Leila. Que maravilha! Adorei. Parabéns pela criatividade e humor! Estou feliz por estar aqui, e te ver lá no blog. Obrigada amiga! Uma feliz semana. Bjos!
ResponderExcluirOlá Leila.
ResponderExcluirNuma terra onde a língua é mudada por decreto, flexionando o gênero para inventar uma “Presidenta” e o Ministério que deveria ser da educação, intenta justificar erro de concordância em livro didático e outras tantas peripécias no ENEM. O gerúndio e outros modismos, vão estar sendo sempre bem vindos na nossa província tupiniquim. Além disso: “Purtuguês nós já sabe. Agora nós quer aprender ingrês”.
Obrigado por sua visita e comentário.
Comigo está tudo bem.
Um abração.
Oi Leila
ResponderExcluirParabéns pelo novo layout! Parabéns pelo texto! Super inteligente, quando comecei a ler pensei que vc acreditava em ET mesmo kkkkkk, depois percebi que vc estava sendo sarcástica.
Bjos.
http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br
Sabe que esta deliciosa sátira me fez pensar.
ResponderExcluirEu sinto, por este lado, uma onda desses gerundianos que tentam assassinar a nossa bela língua.
Vamos fazer essa onda voltar ao presente!
Muito interessante e divertido, o seu texto!
ResponderExcluirDesejo-lhe um bom fim de semana (perdão, week-end...)
Leila,
ResponderExcluirTemos tanto com que nos preocupar enquanto terráquios, que devemos deixar os gerundianos bem cómodos... rsrsrs!
Mas o texto é muito criativo. Parabéns!
Beijos,
AL