domingo, 28 de abril de 2013

Sobre a invasão gerundiana e outros OVNIS



Olá pessoal,

Por mais que professores, educadores e amantes da língua portuguesa tentem acabar com o problema, vejo que é mais forte que nós, os gerundianos invadiram a terra, e caíram exatamente no Brasil.

O texto de hoje é Sobre a invasão gerundiana à Terra, espero que gostem! 

Abraços a todos

Boa leitura!

Leila Rodrigues



Sobre a invasão gerundiana à Terra



Gerundianos são seres do planeta Gerúndio, o quarto planeta do sistema Velar, localizado há muitos anos luz de distancia do nosso sistema solar. Dado aos avanços tecnológicos e a globalização, os gerundianos, evoluídos que são, invadiram o planeta terra, mais precisamente o Brasil e conseguiram chipar boa parte da população brasileira, principalmente jovens;  transformando-os em humano-gerúndianos.

E eles estão por toda parte. Muito mais próximos do que podemos imaginar. A pessoa que é chipada se comporta de forma estranha pois transita em um vocabulário duvidoso, que não é o português e caminha para o gerundiês total e completo, deixando a população brasileira  cada dia mais esquecida de sua língua original. Veja se reconhece:

A secretária gerundiana: Eu vou estar falando com o Sr. Gerente para estar entrando em contato com o Sr.Antonio. Após eu estar desligando este telefone, eu vou estar anotando os dados para posteriormente estar passando para o Sr. Gerente.

O aluno gerundiano: Professor, a gente bem que quis estar fazendo o trabalho, mas a internet quis estar lenta, então a gente pode estar fazendo o trabalho amanhã?

A vendedora gerundiana: A senhora vai estar levando o vestido? Esse vestido vai estar ficando ótimo na senhora!

O jogador de futebol gerundiano, antes do jogo: Eu confio muito no professor. Depois do treino, ele vai estar passando o nome dos convocados e a gente esperamos que ele vai estar nos convocando.

O jogador de futebol gerundiano, depois do jogo: O jogo foi muito bom, os dois times vão estar de parabéns, e com certeza vão estar treinando para estar recuperando suas posições no campeonato.

O chefe gerundiano: nós vamos estar cumprindo a meta do setor, e assim a empresa vai estar conseguindo ótimos resultados!

A namorada gerundiana: Amor, eu vou estar morrendo de saudade!

E por fim, a desentendida gerundiana: Eu vou estar te ligando, para saber se você vai estar querendo, assim você tem menas chance de estar perdendo.

Ouvi dizer que o objetivo dos gerundianos é assassinar a gramática, mas enquanto eles ainda não a encontraram em carne e osso para consumar o fato, passam o tempo todo ocupados em estar matando de desgosto qualquer um que os ouça.

Leila Rodrigues
 
Publicado no jornal Agora Divinópolis em 23/04/2013
Imagem da internet

15 comentários:

  1. Vou estar prestando mais atenção no que dizem por aí. (RINDO!!!!!)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal,Leila! Perfeitas colocações ,bem humoradas! beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  3. Aplausos para seu 'humor cético' e muito real... Detalhe: a conta bancária 'dos jogadores de futebol' em nada se assemelham à dos professores, que em seu sacerdócio diário, eliminam (ou tentam) 'o gerundiês'... sem muito sucesso em seus 'gols'...
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leila!Que texto divertido!...rss...ouço tanto esse gerundio no dia a dia que até dói!Muito bom texto!bjs e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Você foi ótima, Leila! Com humor, tratou de uma questão que clama por mais atenção, o uso adequado de nosso idioma. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Brilhante!
    Texto muito bem escrito,e um humor reflexivo digno de uma escritora/jornalista!
    Parabéns Leila, foi fantástica as comparações com uma "invasão dos habitantes, seres do planeta gerúndio".
    Beijos querida e aproveito para "estar enviando uma abraço!" rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Leila, e que tudo esteja bem!

    E o pior é que, não sendo nossos ouvidos gerundianos, o sofrimento causado quando ouvimos estes seres tem sido deveras dorido!
    Parabéns Leila por mais este belo escrito, falando seriamente sem deixar de demonstrar muito humor!
    E assim me vou e deixo cá meu agradecimento por tuas gentis visitas e comentários, e por compartilhar sempre tão bons textos, e a imagem também é muito bem humorada e, eu desejo que seja sempre tão intenso e feliz o teu viver, grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  8. Leila lindona!
    Muito criativo e bem humorado teu texto!

    Penso que os excessos é que causam problemas, nunca senti um gerúndio aqui ou ali como um problema ou desgaste do idioma, ou seja lá. Até diferencia o nosso português do Brasil, do português de Portugal, que sem gerúndios fica um tanto diferente, para não dizer outra coisa. O gerúndio dá um certo ritmo e andamento :)

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Acho que matam até os imortais que já morreram!
    Uma maneira divertida de abordar um assunto tão grave: a morte da nossa língua bem falada.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leila. Que maravilha! Adorei. Parabéns pela criatividade e humor! Estou feliz por estar aqui, e te ver lá no blog. Obrigada amiga! Uma feliz semana. Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Leila.

    Numa terra onde a língua é mudada por decreto, flexionando o gênero para inventar uma “Presidenta” e o Ministério que deveria ser da educação, intenta justificar erro de concordância em livro didático e outras tantas peripécias no ENEM. O gerúndio e outros modismos, vão estar sendo sempre bem vindos na nossa província tupiniquim. Além disso: “Purtuguês nós já sabe. Agora nós quer aprender ingrês”.

    Obrigado por sua visita e comentário.
    Comigo está tudo bem.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  12. Oi Leila
    Parabéns pelo novo layout! Parabéns pelo texto! Super inteligente, quando comecei a ler pensei que vc acreditava em ET mesmo kkkkkk, depois percebi que vc estava sendo sarcástica.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sabe que esta deliciosa sátira me fez pensar.
    Eu sinto, por este lado, uma onda desses gerundianos que tentam assassinar a nossa bela língua.
    Vamos fazer essa onda voltar ao presente!

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante e divertido, o seu texto!
    Desejo-lhe um bom fim de semana (perdão, week-end...)

    ResponderExcluir
  15. Leila,

    Temos tanto com que nos preocupar enquanto terráquios, que devemos deixar os gerundianos bem cómodos... rsrsrs!
    Mas o texto é muito criativo. Parabéns!

    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço