sexta-feira, 12 de abril de 2019

Sem privilégios



Um dia nos damos conta de que ainda falta muito. O status de aprendiz dura o tempo de nossas existências. Embora tenhamos amadurecido, embora tenhamos vivência, experiência, cabelos brancos, anos assentados nos bancos das escolas, grandes livros na cachola e muitas horas de palestras, ainda somos alunos.  Ainda somos assolados pelo medo, pela insegurança e pela vontade imatura de não estar em alguma situação.

A vida nos prepara para viver, mas isso não nos isenta do susto, nem tampouco do sofrimento. Na verdade, nenhum aprendizado nos isenta de nada. Nossos anos de história não significam nenhuma garantia e maturidade, não nos privilegia de passarmos pelas provas da vida. Elas vão acontecer quer queiramos ou não. Elas vão nos surpreender, vão nos assustar e vão nos transformar de alguma forma. A dor nos transforma a ponto de nos sentirmos privilegiados pela oportunidade de evoluir.
Passado o susto, descobrimos nossas forças, nossas potencialidades até então guardadas para a hora certa. Tudo tem a hora certa, até mesmo nossas reações. Só precisamos compreendê-las.
Se tens medo, vai com medo mesmo. Abraça-o e o chame de seu companheiro, mostre a ele que você é a coragem. E caminhem juntos até o final.
Se tens desânimo, estenda a sua mão para o seu próprio desânimo e levante-se! Conduza-o como se conduz uma criança que não sabe onde ir.
Se estás inseguro, segura-te em cada dia, fragmenta seu sofrimento e viva um dia de cada vez. Aceite a batalha diária e considere-se vencedor ao final de cada dia. Pequenas vitórias são pílulas para as grandes batalhas.
Se tens mágoas, atire-as no rio. Ou então escreva-as na areia, bem perto das ondas. Mágoas pesam, mágoas impedem nossa caminhada evolutiva.
Mas se nada disso funcionar, se todas as receitas que a vida te apresentar forem inúteis, não se assuste. O fato é que as saídas sempre estiveram dentro de cada um de nós. E você vai encontrar a sua. Porque a saída é uma porta estreita e singular. É o jeito que cada um de nós encontra para vencer.
Um vai chorar, o outro vai reclamar, o outro vai fazer piada com a própria vida e o outro vai silenciar. No fundo, todos estão usando as suas próprias saídas. É só isso! E está tudo certo.
Em cada um de nós uma história, em cada história um desafio. Para cada desafio uma saída e em cada saída, um jeito especial e particular de vencer.



Leila Rodrigues


Publicado no Jornal Agora Divinópolis e no JC Arcos
Imagem: https://www.portaldoholanda.com.br

Afinal, será que ainda falta muito? Será que estamos sendo únicos em nossas histórias? Esse é meu convite à reflexão dessa semana.

Leila Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço