Se você já passou dos 45 ou está próximo disso este texto é para você! Se ainda não passou fique atento, porque um dia você vai chegar lá! Esta frase é do escritor Mário Prata e foi a primeira vez que eu ouvi a palavra envelhescencia.
Pois bem, a esta altura você já teve uma trajetória profissional, já construiu seu legado e já constituiu sua família. Provavelmente você já viveu seus relacionamentos afetivos, já fez suas escolhas e viveu suas consequências. Para alguns os filhos já se foram e agora experimentam a chegada dos netos. E ainda tem aqueles que decidiram ser pais mais tarde e estão enfrentando a adolescência dos filhos.
Alguns já se aposentaram ou estão próximos disso. Esses estão convivendo com o vazio dos dias. E para a grande maioria os pais já se tornaram filhos e necessitam de cuidados. Com toda certeza você já enfrentou um leão na jaula. Faz parte!
Mas o que nos incomoda nesta fase da vida é que há um vazio. E lém do vazio, surgem questionamentos sem respostas. Você começa a se perguntar: Mas e aí? A felicidade é isso? Eu construí, construí para chegar até aqui e parar de repente? E aquele meu sonho que eu passei a vida inteira esperando para realizar, vai morrer na praia?
Se o brasileiro tem uma expectativa de viver até os 90 anos. Então ainda nos restam muitos anos!!! O que é que nós vamos fazer com esses anos todos? Vamos parar? Então esse é o começo do fim? Esse é o marco zero da velhice?
Bem vindo à envelhescência! A adolescência reversa entre a maturidade e a velhice. Afinal de contas, ninguém fica velho da noite para o dia!
O envelhescente é esta pessoa que tem uma bagagem incrível, tem a cabeça cheia de projetos e a mente abarrotada de sonhos para serem vividos. Ele quer qualidade de vida, quer participar ativamente da sociedade que vive, quer competir no mercado de trabalho e de quebra se divertir, fazer o que gosta, viver a plenitude dos seus dias!
Você ainda vai ouvir falar muito nele! Ele sabe o que quer e tem a sua opinião formada sobre tudo! Ele está muito mais interessado em se divertir do que na última coleção. Ele prefere os seus poucos e bons amigos do que a multidão. Ele sabe alguma coisa que só a maturidade ensinou! Ele veio para ficar! E vai mudar para sempre o conceito de velhice!
Leila Rodrigues
Imagem da internet
Publicado no Jornal Agora Divinópolis e no JC Arcos
Olá pessoal,
É com muita alegria que apresento o texto Envelhescência para vocês! Não estou chamando ninguém de velho, muito pelo contrário, o envelhescente é uma pessoa amadurecida pela experiência e renovado pela vida.
Eu sou uma envelhescente, com muito orgulho! Cheia de sonhos, de projetos e de alegria de viver!
Sabe aquelas frases que a vida inteira nós passamos dizendo: “Um dia ainda faço isso!”, “Um dia eu mudo esse negócio!”, “Um dia ainda vou viver do meu jeito!”…. Esse dia chegou! E não tem alegria maior que essa!
Que venha a envelhescência! Eu adolescente de novo!!!!
Grande abraço
Leila Rodrigues
Uma fase da vida muito boa, como todas desde que saibamos valorizá-la. Para tanto comecemos por nós. Sem cair em auto piedade. Ao contrário ser sempre e cada vez mais. Serenidade é a melhor das sabedorias. Desfrutemos.
ResponderExcluirAbraço.
Célia, muito obrigada pelo sua visita aqui no Palavras e pelo seu comentário. Concordo com você, não é necessário auto piedade, muito menos esconder a idade como se envelhecer fosse uma vergonha. E a serenidade é, sem dúvida, a grande sabedoria!!! Grande abraço Célia, tudo de bom para você!!!
ExcluirMuito bom Leila!!! ❤❤❤
ResponderExcluirBom dia, Leila!
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Agora é hora de dar o acabamento na obra! Uma obra prima, sem acabamento, vira rascunho! Não vamos deixar nossa obra-prima virar rascunho!
Vamos caprichar no acabamento, que pode ser de horas,dias...anos! Felizes!
Abraços!
Já passei da envelhescencia também, tenho 61anos, aposentada, ainda trabalho e todos os dias realizo meus sonhos. O próximo será em outubro conhecer a Itália estou muito feliz bjs 😘
ResponderExcluir