terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Contrato de compromisso






Olá! Muito prazer! Meu nome é 2015 e vamos passar 365 dias juntos. E como 365 dias não são poucos, resolvi criar um contrato para a nossa boa convivência. Você pode acrescentar outras cláusulas no final e eu prometo cumprir o que for de minha parte. O importante aqui é cuidarmos para que a nossa temporada juntos seja a melhor possível.
1 - Por gentileza, pare de colocar a culpa no meu amigo 2014! O coitado já está mais para lá do que para cá e você continua culpando-o por todas as suas insatisfações. Respeite pelo menos os momentos finais do meu amigo.
2 - Para de fazer as mesmas promessas que você faz todo ano e nunca cumpriu. Eu não preciso que você me prometa nada. Todo ano é a mesma coisa! Você promete que vai largar o cigarro, que vai fazer atividade física, que vai parar de bisbilhotar o celular do seu marido e... Nada! Troque o "prometo" pelo "comprometo" e vá fazê-lo. Convença-se a si mesmo que o resto fica resolvido.
3 - Eu sozinho não faço história alguma. Você e toda sua raça é que escrevem o ano. Eu não sou político, não sou médico e não sou milagreiro. Sou apenas mais um ano em sua existência.
Viver é saborear as consequências das suas escolhas. Eu, o ano, não tenho nada a ver com as escolhas que você fez.
4 - Eu vou acontecer no mesmo tempo de sempre, ou seja, em 365 dias. Teremos quatro estações no ano e os dias continuarão com 24:00 horas. Não adianta querer me apressar ou me frear. Respeite os meus limites e pare com essa mania imbecil de querer viver quatro anos em um! Não se esqueça de que quando você faz isso, envelhece na mesma proporção.
5 - Eu tenho certeza de uma coisa, este ano que teremos não acontecerá de novo. Portanto a minha proposta para você é bem simples, vamos vivê-lo como o único de nossas vidas? Eu me comprometo a passar os dias, as semanas e os meses com o mesmo tempo de sempre. Se for para recomeçar conte comigo e use o contador zerado para te ajudar a esvaziar-se do que for necessário. Se for para continuar eu me comprometo em não interferir no que você começou. Os dias continuam os mesmos e eu sei que sou apenas um número a mais no calendário. Contudo irei embora mais feliz se souber que você teve um ano melhor. Sem promessas nem ilusões, mas autêntico e verdadeiro. Infelizmente eu não posso te prometer se serei bom ou ruim para você, mas desejo que juntos possamos fazer desta temporada única, a melhor de sua vida.
Agora assine esse contrato que eu te espero às 24:00 horas do dia 31!


Leila Rodrigues

Imagem da Internet
Publicado no Jornal Agora Divinópolis em 30/12/2014

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Correndo o risco





Foi um ano intenso. Alguns diriam que ruim, mas eu prefiro dizer que não foi fácil. Um ano de escolhas, de decepções e constatações. Um ano de perdas. Um ano que tivemos que suar um pouco mais que o normal. E por isso mesmo, por todos os sacrifícios que decididamente fiz durante o ano, eu  declaro, para os devidos fins, que a partir desta data até o dia 04 de janeiro do próximo ano, eu vou correr o risco.
Vou correr o risco de chegar atrasado ao trabalho ou a algum compromisso de manhã porque não pretendo perder nenhuma comemoração, nenhuma confraternização e principalmente nenhum abraço aos meus fiéis amigos que junto comigo sobreviveram a este ano.
Vou correr o risco de engordar alguns quilos. Que me perdoem o meu cardiologista, o endocrinologista e o Personal juntos, mas eu não vou abrir mão de brindar com todos aqueles que "sobreviveram" às intempéries desse ano. Preciso me presentear com presenças, me permitir sair do quartel e "baixar a guarda" por esses dias.
Meu lado criança anseia por um brigadeiro, uma torta de nozes e todo e qualquer pedaço de panetone que me for oferecido. Não posso me privar desta alegria! Não agora! Principalmente quando se trata de saborear com amigos, com irmãos e parentes, com pessoas que nos querem bem! Não vou decepcionar a leitoa, o peru e muito menos a farofa, minha predileta! O prazer de beliscar o pernil sem que ninguém veja só acontece nesta época do ano e eu não quero perder.
Vou correr o risco de contrair algumas dívidas, mas não posso deixar de comprar uma lembrança para os meus pais, para os meus sobrinhos e meus filhos. Não tem preço vê-los sorrindo. Não tem preço o quanto eles me fazem feliz.
Vou correr o risco de ter taquicardia ou da minha pressão subir, mas não vou me privar de nenhum abraço de nenhuma emoção, de nenhuma lágrima. Quero todos os abraços, todos os beijos doces, todos os sorrisos e emoções que um fim de ano proporciona. Até o choro por aquelas pessoas queridas que nos deixaram neste ano. Tio Roberto, Solange, Rubem Alves, Ronaldo e tantos outros. Impossível não lembrar de vocês e não chorar de novo.
Já sei que a minha agenda vai ficar uma loucura, que eu vou ficar cansada, muito cansada de tudo isso, que as minhas pernas vão doer de procurar o CD que a minha tia tanto quer, que vou ter que dar uma pausa nos estudos... Enfim, vai bagunçar tudo! Mas eu quero correr o risco de viver! E que a intensidade desses últimos dias do ano renove as minhas forças e me permita começar 2015 de copo vazio.
 


Leila Rodrigues

Publicado no Jornal Agora Divinópolis em 16/12/2014
Imagem da Internet